26/01/2008

FILMES !!

OLÁ!
COMEÇO A COLOCAR TUDO O QUE SEI E QUE SINTO POR FILMES NESTE ESPAÇO, QUE PRA MIM AINDA É MEIO MISTERIOSO.
ISTO NÃO AMEDRONTA, MAS AINDA ME DEIXA MEIO TÍMIDA.
MAS VAMOS LÁ, EU IDENTIFIQUEI EM MIM UMA PAIXÃO POR FILMES QUE HÁ MUITO TEMPO ANDAVA LATENTE, E QUE POR MOTIVOS DAS CIRCUNSTÂNCIAS, FUI LEVADA PRA ESTE CAMINHO, SEM SABER MUITO BEM NO QUE VAI DAR.
MAS ME PERGUNTEI : POR QUÊ NÃO COLOCAR ISTO PARA OUTRAS PESSOAS ? POR QUÊ NÃO FAZER DESTA PAIXÃO UMA RAZÃO DE VIDA, DE EXPERIÊNCIAS, DE TROCAS ?
***********************************************************************************
Um dia destes, na TV a cabo, acabei assistindo um filme chamado SYBIL. Existem 2 versões, o primeiro foi feito em 1976 o outro 2004, ambos para a TV.
A história do filme se resume na seguinte sinopse : uma história baseada em fatos reais, e no livro escrito pela jornalista estadunidense Flora Rheta Schreiber e publicado em 1973 que relata a vida de uma professora, chamada por Sybil, no filme inclusive (nome fictício de uma mulher chamada Shirley Ardell Mason),nascida em 25 de janeiro de 1923 na cidade de Dodge Center, no estado de Minnesota. Sua história é o mais famoso caso de personalidade múltipla já registrado.
ESTE FILME ME DEIXOU VERDADEIRAMENTE INTRIGADA!!



ASSISTI ÀS DUAS VERSÕES, MAS SINCERAMENTE GOSTEI MUITO MAIS DA PRIMEIRA (A DE 1976). Esta, foi interpretada pela atriz SALLY FIELD, como Sybil, e a terapeuta Dra. Cornelia B. Wilbur pela atriz JOANNE WOODWARD.
Eu sempre gostei da área de psicologia, li muitas coisas de Freud, Jung, mas por pura ignorância minha, sou apenas simpatizante, não estudo psicologia, eu nunca soube de casos sobre personalidades multiplas, ou seja não tinha nem lido ou escutado sobre isto.
Este filme trata sobre este assunto de uma forma muito delicada e na minha opinião a interpretação de Sally Field está estupenda.
As personalidades que se escondem e ao longo do filme se vê aflorar quando inicia-se o tratamento de psicoterapia, nos mostra o tamanho do sofrimento desta pessoa que passou uma vida tentando entender o que havia consigo.
No livro diz que foram descobertas 13 personalidades de Sybil, cada uma com uma idade diferente da outra.

Após a morte de Sybil em 1998, sua verdadeira identidade foi revelada; ela era Shirley Ardell Mason, uma artista e professora de arte; o pseudônimo Sybil foi criado pela escritora Flora Schreiber e pela Dra Cornelia Wilbur para proteger a privacidade da paciente. Sybil pintava e desenhava em vários estilos diferentes; na verdade, cada personalidade tinha um estilo artístico próprio.


(link para dowload do livro_para quem quiser, vale à pena a leitura, publicação de 385 pág., arquivo em PDF)
http://www.esnips.com/doc/897b34d6-42fc-4532-a9ec-e978d11d0fc0/Flora-Rheta-Schreiber---Sybil-pdf
A autora foi convidada a escrever o livro pela Dra Wilbur, a psiquiatra de Sybil. Flora e Sybil conviveram por três anos durante o tratamento, e por muitos anos, como amigas, até a morte da escritora, em 1988. O livro foi aprovado pela paciente e pela psiquiatra, e tornou-se um sucesso de vendas logo após o lançamento.
A HBO, em 2007 produziu este drama sob a direção de Joseph Sargent, com a atriz Jessica Lange (Dr. Wilbur) e estrelado por estrelado por Tammy Blanchard (Sybil). Esta versão, dizem, é mais fiel ao livro, embora haja alegações que o livro não seja uma história de um caso psiquiátrico, mas uma narrativa ficcionalizada, exagerada com o fim de chocar, e o filme ainda mais que o livro.
EU RECOMENDO ESTE FILME, PRINCIPALMENTE AO ESTUDANTES DA ÁREA, PARA OS QUE GOSTAM DO ASSUNTO, AOS QUE QUEREM AUMENTAR SEUS CONHECIMENTOS, PARA OS PESQUISADORES E ESTUDIOSOS DESTE ASSUNTO, COM A FINALIDADE DE DISCUTIR OU DEBATER O ASSUNTO, AOS PRODISSIONAIS DA ÁREA UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE DE SEDIMENTAR os conhecimentos e questionamentos dessa curiosa condição clínica. Para quem não o livro talvez , vendo o filme fique suficientemente curioso para lê-lo.
UM GRANDE ABRAÇO.
ATÉ O PRÓXIMO FILME
Doutora Filmes

6 comentários:

Davi disse...

Gostei muito do seu Blog continue assim
Davi José

Unknown disse...

Olá!

Primeiramente, parabéns pelo post! Essa história é realmente fantástica!

Vc tem as duas versões do filme gravadas? Eu nunca vi o filme (e nem tenho a HBO, que é owner dos filmes...), somente li o livro!!! Vc tem os filmes em qual formato?

Lucianabss!

Por favor entre em contato!!!!!

Doutora Filmes disse...

Olá Luciana! Obrigada pelo comentário. Estas duas versões de Sybil tenho em DVD, caso se interesse me mande um email p/ filmes_acervo@hotmail.com, pois desta forma poderei lhe responder diretamente ao seu email.

Claudio disse...

Muito bom o seu blog, Doutora. Por favor, gostaria de saber onde poderia baixar o filme Sybil. Agradeço antecipadamente. Claudio Cardoso - Salvador - Ba.
claudiocar@gmail.com

Unknown disse...

Doutora Filmes
Eu Luiza também li esse livro e o achei simplesmente extraordinário.
E gostaria de saber na onde você comprou os filmes.
Pois não confio comprar pela internet e nem baixar.
Continue com o seu blog ele é tudo de bom
meu emal :lmbtoliveira@gmail.com

Silvio_PrImO disse...

NOSSA...lembro quando assisti o filme na HBO, assisti uma vez e procurei assistir todas as outras, e assisti mais 2 vezes... AMEII. Gostaria de saber quem tem o filme, ou alguma coisa, sei la... estou desde então a procura do filme, alguem pode me ajudar?