04/03/2008

FILMES E PSICANÁLISE

EU TENHO UMA LISTA, QUE ESTÁ CRESCENDO A CADA DIA, DE FILMES COM UM FUNDO PSICOLÓGICO, PARA QUEM GOSTA E TEM UM OLHAR VOLTADO A ISTO COMO EU, QUE SOU APRECIADORA DE FILMES DO GÊNERO, HOJE VOU RECOMENDAR 2 DELES, MAS VOU COLOCANDO AQUI NA MEDIDA DO POSSÍVEL.

FREUD ALÉM DA ALMA
(Freud aka Freud : the secret passion)

Diretor: John Huston
Ano/Local: 1962 / EUA
Elenco: Montgomery Clift, Susannah York e Larry Parks.

Freud Além da Alma é um filme acadêmico, inteligente e instigante, que nos permite uma melhor compreensão das teorias freudianas sobre o funcionamento do Inconsciente humano e como o pensamento psicanalítico irrompeu na sociedade vienense e depois no mundo. John Huston pretende mostrar como as teorias freudianas esboçam a própria vida de um dos maiores gênios da Humanidade, que ansioso em obter respostas plausíveis para aplacar o sofrimento de seus pacientes, enveredou-se à doutrina de Charcot e utilizou-se da hipnose em seus estudos sobre histeria. Embora seus estudos encontrassem a resistência da ala conservadora da Medicina, que viam nas teorias de Freud uma ameaça à primazia do ser humano, Freud prosseguiu em sua linha de pensamento e descobriu que o ser humano é dividido entre o Consciente e o Inconsciente, lançando as bases da Psicanálise.

Huston, baseado no roteiro escrito pelo filósofo Jean-Paul Sartre (que não consta nos créditos do filme), evitou o risco de fazer uma caricatura de Freud e não abordou a sua vida pessoal, restringindo-se aos seus estudos psicanalíticos. Opção acertada do diretor, pois sua produção não cai na mesmice de filmes meramente biográficos, que baseiam-se em informações fragmentadas sobre a intimidade de um personagem histórico e acabam criando indiscriminadamente um mito.

É interessante observar como Huston conseguiu articular as descobertas de Freud com as próprias experiências pessoais do psicanalista, como a teoria que desenvolveu sobre o Complexo de Édipo, fundamentando-se na relação com seu pai morto. Com uma linguagem metafórica e onírica, Huston mostra o conflito interior que viveu Freud enquanto tentava penetrar no obscuro Inconsciente de seus pacientes, pois temia encontrar o inefável, o impensável. Na verdade, Freud temia encontrar a sua própria essência.

JORNADA DA ALMA

Prendimi l'Anima - Itália

L'âme en jeu - França

The soul keeper - UK

Diretor : Roberto Faenza

Ano : 2003

Elenco : Iain Glen, Emilia Fox e Caroline Ducey.
Itália/França/Inglaterra

Dois pesquisadores, a estudante francesa Marie, e o historiador escocês Fraser, começam a investigar os fatos relatados no diário de Sabina Spielrein, descoberto em 1977. À medida em que trechos do diário são lidos, o filme, através de flashback, volta no tempo a 1904.
Em agosto de 1904, Sabina, uma jovem russa de 18 anos, é internada no Hospital Psiquiátrico Burhölzli de Zurique, Suiça. Ela sofre de uma severa histeria, sendo assistida pelo jovem médico, Carl Gustav Jung, que aproveita o caso para aplicar pela primeira vez as teorias de seu mestre, Sigmund Freud: a psicanálise.
Pouco a pouco, ao longo do tratamento, Sabina desenvolve uma paixão por seu médico que, embora casado, também vai-se afeiçoando a ela, nascendo assim um amor proibido entre os dois jovens. Em junho de 1905, ela aluga um apartamento mas continua a se encontrar com o Dr. Jung. Com a saúde melhor, inicia seus estudos de medicina.
Alguns anos depois, com a mulher grávida e usando de uma racionalidade enriquecida pelos princípios psicanalíticos, Jung decide abdicar desse amor em nome de uma posição acadêmica e intelectual. A paixão de Sabina por Jung é tamanha que ela chega a declarar ser amante do médico diante de Emma, sua mulher, e de seus colegas psicanalistas.
Formada em medicina, Sabina retorna à Rússia pós-revolucionária, onde se torna psicanalista e funda a famosa Escola Branca, uma organização que utiliza noções de psicanálise para crianças. Embora menos conhecida que Freud e Jung, Sabina Spielrein torna-se uma das mais importantes psicanalistas da história.
Sabina é morta por nazistas em 1942, em Rostov, Rússia, juntamente com outros judeus.
Voltando ao presente, Marie e Fraser continuam suas investigações e terminam encontrando o último aluno da Escola Branca que continua vivo, com mais de 80 anos, e que se lembra dela com muito carinho.

Baseado em anotações do diário de Sabina Spielrein e de correspondências por ela trocadas com os Drs. Sigmund Freud e Carl Jung, "Jornada da Alma" retrata um pouco da vida dessa brilhante e fascinante mulher que conseguiu dar proseguimento a sua vida e tornou-se uma médica psicanalista.
Escrito e dirigido pelo cineasta italiano Roberto Faenza, o filme apresenta bons momentos, especialmente quando Jung, no início de carreira, conhece Sabine, sua primeira cliente, ou quando decide utilizar métodos modernos comparados com os de seus colegas de hospital.