09/03/2008

THUNDERBIRDS - A SÉRIE



A série Thunderbirds foi descrita como a série que marcou uma geração de britânicos, da mesma forma que Jornada nas Estrelas marcou uma geração de americanos. Nas décadas que se seguiram ao lançamento de Thunderbirds, a série de Gerry Anderson se espalhou por todo o mundo, gerando um grupo de seguidores fanáticos (que se autodenominam "Fandersons" que se concentram principalmente no Reino Unido, Austrália e Japão, bem como um séquito bastante dedicado, embora menor, nos Estados Unidos.
Em 1966, o mundo estava encantado com tamanha tecnologia e ciência. Em meados de 60, só se falava em aeronaves de alta tecnologia e no ínicio da exploração do nosso sistema solar, o que influenciou na criação dos Thunderbirds. Anderson teve a idéia para o programa, que foi inicialmente chamado de "Resgate Internacional", quando ouviu uma notícia no rádio sobre um grupo de mineradores alemães que ficaram presos sob a terra e as tentativas heróicas de resgate que se seguiram. Ele disse : "Fiquei pensando: Resgate, é, resgate...mas como transformá-lo em uma ficção científica?" lembra-se Anderson. "Que tal uma organização de Resgate Internacional...eles terão que voar para a zona de perigo ...mas os vilões estarão atrás de seus equipamentos...então, eles terão que estar...em um local secreto". Assim nasceu o mundo dos Thunderbirds.

Gerry Anderson lembra-se também de como a equipe por trás dos primeiros filmes de James Bond estudavam os seus programas sobre o Resgate Internacional e os Thunderbirds, talvez para encontrar inspiração para as engenhocas altamente tecnológicas usadas pelo próprio 007.


Também recorda-se de ter recebido um convite para almoçar do lendário Stanley Kubrick, cuja obra de ficção científica do final dos anos 60, "2001: Uma Odisséia no Espaço", que se tornaria um marco do gênero, embora o encontro nunca tenha realmente ocorrido.

Eu tive a oportunidade de assistir muitos episódios desta série realmente fantástica!

Estes 2 DVDs lançados em 2004 pela MGM, eu recomendo, possuem um material excepcional para quem curte o gênero e principalmente para àqueles que fizeram parte de uma geração que tinha esta série na TV como seu programa favorito.