27/08/2008

FILMES E PSICANÁLISE...cont...

O ENIGMA DE KASPAR HAUSER
Jeder Fur Sich und Gott Gegen Alle, Werner Herzog, 1974




Elenco: Bruno S., Wlater Ladengast, Brigitte Mira, Michael Kroecher, Hans Musaeus

A história deste filme foi retirada de registros de um caso veridíco, que entrou para a história como um "paradigma sociológico da aculturação".

[A tradução do título original deste filme é algo como "Cada um por si e Deus contra todos" , que poderia talvez ter sido talvez tirado de Macunaíma de Mário de Andrade (?)]

O que está no filme

Este é um estranho caso ocorrido em Nuremberg, em Maio de 1828, quando foi encontrado numa praça da cidade um jovem rapaz por volta de 16, 17 anos o qual não falava e não conseguia ficar em pé sozinho e que possuia consigo uma carta em suas mãos apenas. Possivelmente de quem o havia deixado ali. Mas as pessoas se aproximavam por curiosidade em saber quem era ele e para não tumultuar as autoridades o levaram dali para investigarem melhor o caso. Este rapaz, que foi chamado de Kaspar Hauser, não sabia se comunicar e não sabia também se locomover. Assim, um escriturário inicia anotações de cada gesto e atitude dele, por menores que fossem, afim de memorizar as ocorrências, a fim de que alguma coisa trouxesse uma informação a seu respeito. A carta que havia em suas mãos tinha um texto mal redigido, com muitos erros ortográficos e gramaticais, que parecia ser de alguém muito simples, sem muita cultura, mas que relatava a suposta origem de Kaspar Hauser:
"Estou mandando a você um garoto que implora servir seu rei, este garoto me foi deixado em 7 de outubro de 1812, e eu, um pobre trabalhador diarista, eu mesmo tenho dez filhos, eu tenho o suficiente para fazer, e a mãe do garoto deixou ele somente para ser criado, mas eu não fui capaz de achar sua mãe. (...) Eu criei ele como um cristão e não deixei ele desde 1812 dar um único passo fora da casa assim ninguém sabe o lugar de onde ele foi trazido, e ele mesmo não sabe como se chama minha casa e o lugar ele não conhece também, assim pode perguntar a ele quanto quiser, mas ele não pode te contar, leitura e escrita eu já ensinei a ele e ele pode escrever minha escrita manual como eu escrevo e quando eu perguntei o que ele queria ser, ele disse que queria ser um Schwolische como seu pai era (...). Você só tem que mostrar a ele algo uma vez e ele pode fazer". (Feuerbach, 1996, p.81).

Além desta carta, havia sido encontrado também no envelope ouro em pó e um lenço com as iniciais KH. Kaspar Hauser é colocado numa torre pela polícia, pois acreditavam ser uma farsa e que podia ser perigoso. Chorou durante 8 dias, sentia aversão por toda a comida, especialmente à carne. Não entendia as perguntas que lhe eram feitas, reagia primariamente com lágrimas, sons, gemidos de dor. Após ser observado furtivamente pelo carcereiro durante muitas semanas, percebeu-se que não podia ser um embuste. Então Hauser passa a ser cuidado, alimentado e educado, mas a pergunta das pessoas era : será que é possível civilizá-lo e integrá-lo à sociedade? Hauser vê tudo com olhos virgens e puros, pois nunca havia enxergado o "estabelecido" , o "normal". Sua aprendizagem é algo fora do comum, assustadoramente rápida. Em pouco tempo, ele passa da ignorância plena para momentos geniais como seus embates com um professor de lógica, com clérigos, a discussão sobre a vida das maçãs. Seria este homem um impostor ou alguém de origem nobre, escondido por questões de sucessão ou bastardia? Hauser confronta com forte perplexidade as convenções sociais, os dogmas religiosos, as ciências. Ele inicia a escrita de sua biografia e talvez por conta disto sofre um atentado à sua vida. Mas porque alguém queria tirar sua vida? Então seria ele realmente um nobre bastardo? Estas perguntas não são respondidas pelo filme de Herzog, que conduz o filme entre o o cômico e o trágico.

O que não está no filme

Existem por volta de uns 3000 livros, mais de 10.000 artigos escritos a respeito de Kaspar Hauser até hoje (no exterior, principalmente na Alemanha).

Recomendo a leitura pra quem utilizar do filme para estudo de caso como complemento e acima de tudo conhecimento, pois não se trata de uma ficção de filme, mas um caso real :
FEUERBACH, P.J.A.R.von. (1996). Kaspar Hauser. Um Caso de um Crime Contra a Alma de um Ser Humano. In: Masson, J.M., Lost Prince: The Unsolved Mystery of Kaspar Hauser. New York: The Free Press.


Este foi um jurista, responsável pela abolição da tortura na Bávaria e pai do filósofo Ludwig Feuerbach, presidente da corte de apelação de Ansbach e tinha jurisdição sobre o caso.

Mais :

MASSON, J.M. >(1996).Prince: The Unsolved Mystery of Kaspar Hauser. New York: The Free Press.

Fora os livros e artigos existem alguns poetas que escreveram Kaspar Hauser em poesias como Paul Verlaine e Rainer Maria Rilke.

Além deste filme de Herzog, existe um outro de Peter Sehr de 1994. "But" , prefiro Herzog muito mais.


Curiosidades

sobre o ator que interpreta Kaspar Hauser

Bruno S. na verdade não era ator, até o momento de encenar este filme. Herzog o viu num documentário. Ele passou sua juventude toda praticamente em uma instituição para doentes mentais. Talvez por este detalhe, seu Kaspar Hauser tenha sido de tamanha dignidade e atuação marcante.

sobre o pianista cego

É interpretado por Florian Fricke (1944-2001), ex-líder do grupo Popol Vuh, colaborador em outros filmes de Herzog http://www.popolvuh.it/mov.htm

Um comentário:

Hiroshi disse...

Esse filme é muito bom. Assisti na aula de Antropologia outro dia destes...