02/07/2009

O Livro de Cabeceira...cont




O nono livro é aquele escondido em lugares ocultos do corpo de um monge e é chamado de Livro dos Segredos.

NONO LIVRO

O LIVRO DOS SEGREDOS

Pálpebras

Olhos cegos não podem ler



Dedos

Uma mão não pode escrever em si mesma



Pernas parte interna

Investigação nunca se completa


Escroto

Palavras também se reproduzem com prazer

O próximo livro foi aquele rejeitado pelo Editor como se uma fraude fosse, pois não conseguiu localizar nada em seu corpo. O mensageiro expulso, retorna e bate novamente à sua porta e lhe mostra a língua, revelando-lhe a mensagem.

DÉCIMO LIVRO

O LIVRO DO SILÊNCIO

Língua

Sussurar pode ser um descanso do rumoroso mundo das palavras

Os dois próximos livros :

DÉCIMO-PRIMEIRO

O LIVRO DOS TRAÍDOS
e
DÉCIMO-SEGUNDO

O LIVRO DOS NASCIMENTOS E COMEÇOS

Não foram entregues ao Editor e não possuem texto. O primeiro mensageiro é atropelado e o segundo passa dirigindo pela editora e não para.


Em 31 de dezembro de 1999, ela termina seu último texto, vai ao Editor persuadí-lo a aceitar sua própria execução.

DÉCIMO-TERCEIRO LIVRO

O LIVRO DO MORTO

Peito

A morte não é necessariamente um livro velho e usado

Com páginas secas

Pode haver mil páginas

De um texto forte e brilhante

Num corpo poderoso

Mantido ereto por uma espinha forte

O coração quase não bate, pois a quietude foi alcançada

O torso é como uma rocha

As pernas estão enraizadas, a tinta está segura

Se as palavras na morte podem ser consideradas esvaecidas

E murchas, onde estará a dignidade em morrer?

Pernas

"Estou velho", disse o livro

"Eu estou mais velho", falou o corpo

Arrepios gelados do pé para cima

Braços

Diferentemente da água, o papel não se congela

Ou se condensa em vapor

Ele não ferve


Costas

O livro para terminar todos os livros

O livro final

Depois dele não há mais escrita

Não mais publicação

O editor deveria se aposentar

Abdômen

Os olhos enfraquecem, a luz ofusca

Os olhos estão semi-serrados, eles piscam

A palavra é vítima da falência do foco

A tinta esmaece, porém a impressão se intensifica

No fim as páginas apenas sussuram em deferência

O desejo diminui

Apesar dos sonhos de amor ainda perdurarem

A esperança de consumação diminui

Qual será o final de todas essas esperanças e desejos ?

Aqui vem o final

Nádegas

Esta é a escrita de Nagiko Kiyohara no Motosuke Sei Shonogan

E eu sei que você chantageou, violou e humilhou meu pai

Eu suspeito que você também arruinou meu marido

Você agora cometeu o maior dos crimes

Você dessacralizou o corpo do meu amante

Você e eu sabemos que você já viveu tempo demais

O Editor lê o texto, no corpo do lutador de sumô, espantado e este lhe corta o pescoço com a sua autorização.


Assim, Nagiko sente a honra de seu pai e de seu amante vingada.

Nenhum comentário: